Home Notícias Sesc Araripina realizará Projeto de Educação – Você conhece sua cidade? “Patriotismo...

Sesc Araripina realizará Projeto de Educação – Você conhece sua cidade? “Patriotismo é Cultura”

0

sesc png

Escola SESC Araripina

Aula Passeio: Com alunos infantil III  5 anos

Professoras Aylina Crisrtina Batista e Joelma Neri

A mudança de um olhar pode ser decisiva para a transformação de uma vida. Estar disposto a observá-lá poor outros ângulos é de fundamental iportancia para despertar novas leituras, diferentes pontos de vista e possibilidades de desenvolvimento enquanto sujeito integrante da sua sociedade atuante culturalmente.

Mas quando os envolvidos são crianças é preciso mobilização parcerias, entre instituições para proporcionar atividades que estimulem os alunos a enxergar o mundo como nunca viram antes. Ou seja, é necessária uma educação que atue como o caminho para a cidadania.

Objetivo é despertar o olhar das crianças para o reconhecimento sobre pontos do patrimônio cultural da nossa cidade.

As ferramentas utilizadas – maquina fotográfica- Com o equipamento em mãos, disponibilizados pelos os pais, os alunos da turma do Pré III visitarão alguns prédios, considerados como ponto de referência da nossa cidade. Observando detalhes da arquitetura. formas e importância para a sociedade Araripinense. As fotografias registrarão e descreverão não apenas olhar, mas o sentimento de cada criança. “A linguagem fotográfica consegue traduzir o entendimento da criança e apresentar o resultado de todo um processo”

Expectativas – Mudanças no olhar da criança, inclusive, para dentro dele mesmo, pois a aula passeio deve despertar os sentimentos de pertencimento e indentidade. “Ele deve sente-se parte integrante de um todo e isso será levado para o seu dia-a-dia. É um processo educativo contínuo.

A escola que temos é do seculo XIX, sendo assim, não consegue dentro somente de quatro paredes dar respostas aos anseios das novas gerações. Metodologias diferenciadas e temáticas socialmente relevantes são essenciais para que possamos fazer uma educação de qualidade e que dê respostas as questões da atualidade.

Sobre o uso da fotografia, a pedagoga destaca que o significado é o despertador de um olhar sensível , consciente da sua representação e de quanto a imagem pode ser comunicativa sem usar uma única palavra. ” A fotografia reúne elementos afinados de expressão e reflexão. Esse é o grande diferencial, ver o patrimônio cultural através da lente, consciente do que quer se ver, captar e expressar. O olhar é único, principalmente no espaço histórico ao qual fazem parte.

Projeto será realizado dia 03/09/2015 hás 15:30 hs nos pontos turísticos da cidade de Araripina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez − um =