Home Notícias Pix completa 3 anos — saiba o que mudou e o que...

Pix completa 3 anos — saiba o que mudou e o que vem por aí!

0

Nesta quinta-feira, 16 de novembro, o Pix comemora três anos desde que foi amplamente disponibilizado para todo o país. Com uma intensa propaganda do Banco Central e centenas de instituições financeiras, o sistema de pagamento instantâneo entrou rapidamente no cotidiano dos brasileiros, revolucionando as operações bancárias por aqui. Ele se tornou o principal meio de pagamento do país e uma referência internacional.

O Pix é uma evolução de sistemas de pagamento já utilizados no Brasil. Desde 2002, o país conta com um sistema de liquidação de valor bruto em tempo real para transferências (RTGS, na sigla em inglês) chamado de Sistema de Transferência de Reservas, considerado o “coração” do nosso sistema financeiro.

Porém, o STR não tinha disponibilidade para operar 24h por dia, sete dias por semana. Então, em novembro de 2020, o Banco Central instituiu o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), a infraestrutura por trás do Pix que garante as transferências imediatas.

Para falar mais sobre o assunto, recebemos o Cristiano Maschio, especialista em pagamentos e serviços financeiros. Ele explicou o que o Pix trouxe de novo desde o lançamento e o que o difere para outros sistemas mais antigos, como TED e DOC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 + seis =