Deputada Socorro Pimentel defende melhorias no Proupe

Deputada Socorro Pimentel defende melhorias no Proupe

0
COMPARTILHAR

Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (28), a deputada estadual Socorro Pimentel ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o enfraquecimento do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe).

De acordo com a parlamentar, os investimentos destinados ao programa caíram em mais de 50% desde 2015. Socorro ainda ressaltou a falta de novos editais de ingresso e atrasos nos pagamentos das instituições, o que tem tornado o Programa falho.

“Infelizmente, o programa que foi idealizado para estimular a formação de jovens de baixa renda, por meio da concessão de bolsas integrais e parciais nas 13 Autarquias Municipais, vem sendo negligenciado pelo Governo do Estado. Em 2015, 22 milhões de reais foram consignados no orçamento para a ação. Em 2016, o valor foi reduzido para 18 milhões e, neste ano, caiu ainda mais, para 11 milhões”, afirmou.

A deputada defendeu ainda reformas na lei que regula o programa e sugeriu, dentre as mudanças, a equiparação do percentual de bolsas distribuídas entre os cursos e o fim da exigência de que os alunos obtenham 100% de aproveitamento nas disciplinas cursadas. “Proponho, também, que nos casos em que houver vacância no número de bolsas para a instituição, o valor correspondente seja repassado à autarquia para que invista na qualificação do corpo docente.”

Ainda no Plenário, Socorro Pimentel propôs a realização de uma audiência pública sobre o tema na Casa Legislativa. “Esse tema precisa ser debatido para que novas propostas sejam apresentadas e possam atender às demandas dos alunos e das instituições no estado. O programa não vai cair no esquecimento. Isso nós não vamos permitir, principalmente enquanto estivermos no exercício do nosso mandato”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

3 × três =