Home Notícias Cocaína ‘envenenada’: Argentina descarta uso de fentanil e ainda busca causa das...

Cocaína ‘envenenada’: Argentina descarta uso de fentanil e ainda busca causa das mortes em 200 opioides

0

BUENOS AIRES — Uma semana após 24 pessoas morrerem e outras 84 serem hospitalizadas pelo consumo de cocaína adulterada na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, autoridades ainda buscam a causa da intoxicação.

A suspeita inicial do uso de fentanil, substância cem vezes mais potente do que a cocaína, foi descartada em testes clínicos, e peritos buscam entre 200 opioides qual foi o responsável por tornar a droga letal. A suspeita de que a mistura amadora e não convencional tenha sido feita sem controle em uma “cozinha” ilegal, dificulta ainda mais o trabalho.

— Temos que analisar um grande número de amostras sem saber o que estamos procurando. O que estamos procurando? Fentanil, como diz a imprensa? Ou a infinidade de venenos que podem existir, como o cianeto? Quanto mais impura e mais mistura de coisas a amostra tiver, mais difícil será detectá-la. Por enquanto, os açúcares redutores apareceram, mas é preciso dizer à máquina que tipo de substância procurar e ver se ela encontra — explicou uma fonte, que não quis se identificar, ao jornal espanhol El País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito + 5 =