Araripina sedia caminhada a favor da conscientização do autismo

Araripina sedia caminhada a favor da conscientização do autismo

0
COMPARTILHAR

Por Mariana Landim, publicitária e ativista da causa

Nesta terça-feira, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial pela Conscientização do Autismo. A data é lembrada no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de discutir o tema e fortalecer a luta por políticas públicas que garantam os direitos e as necessidades das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesse sentido, o movimento que apoia a causa na cidade de Araripina, Sertão do Araripe de Pernambuco, realizou uma caminhada em alusão a data. A iniciativa, em sua segunda edição, foi puxada por representantes do grupo virtual Unidos Somos Mais Fortes em parceria com a Associação Beneficente Amiga da Criança (Abac) localizada no município.

Na oportunidade, estiveram presentes pais, profissionais das áreas da saúde e educação, voluntários e representantes do poder público municipal e de instituições de ensino público e privado. A concentração teve início às 8h da manhã, na praça em frente ao Hospital e Maternidade Santa Maria e pouco tempo depois, dezenas de pessoas seguiram caminhando pelas principais ruas da cidade. A ideia era chamar atenção da população e dos governantes locais sobre os dados sobre o assunto no município e os aspectos que envolvem o TEA.

A II caminhada pela conscientização do autismo contou com o apoio da Prefeitura de Araripina, vereador João Erlan, Arari Artes, Popular Móveis e escolas Bonifácio, Independência, Eduardo de Souza e Criativa e Sandra tivinanet.

Autismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem dois milhões de autistas no Brasil. É um transtorno global do desenvolvimento que afeta famílias de todas as etnias e classes sociais, compreendido como um problema de saúde pública. As principais características do autismo são: prejuízo na capacidade de interação social; comprometimento na comunicação e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

três − 2 =